Fotografias, como trabalhar em sala???
O livros didáticos trazem sempre imagens para ilustrar explicações dos conteúdos, as quais são prontas, colocadas por alguém. Ao se trabalhar com fotografias, poderemos vislumbrar a visão do aluno sobre determinados conteúdos.
Abaixo citamos alguns exemplos.
Em geografia, está presente sempre o espaço, os lugares, a ação dos seres humanos sobre esses espaços (Relação homem x natureza). O meio ambiente e os impactos que estes sofrem, a cidadania, o campo a cidade (Urbano), esses e muitos mais temas podem ser trabalhados com fotografias tiradas pelos alunos.
Na ciência, podemos trabalhar o meio ambiente, ecologia, saúde, botânica (tirando fotos de flores) entre outros.
Na matemática, sugerimos o grafismo, geometria, sendo de objetos, prédios etc.
Em português, uma boa opção é a redação sobre as fotografias, os textos podem vir a ser trabalhados em todas as disciplinas sofre as imagens geradas, expondo o que cada olhar quis mostrar com elas.
Em História, além de abordar o fato de as fotografias serem um documento histórico e a importância dessas para o futuro, é importante fazer referências dessas com as fotografias antigas, a dos livros, levando-os a fazer leituras de imagens.
Em Artes, acreditamos que não devemos colocar como trabalhar essas fotografias, visto que as mesmas devem ser entendidas como uma arte. E o leque, nessa disciplina, é infinito.
Em filosofia e sociologia, todas as indagações humanas e o cotidiano social podem ser mostrados, dependendo da orientação e visão de cada indivíduo, assim há a possibilidade de respeitar a visão e o entendimento de cada um, levando, se necessário, os educandos a um norte.
A química assim como a física, estão presente em todos os momentos de nossa vida, seja na massa de um pão, ou em um carro em movimento e por que não registrar isso através das lentes fotográficas? Aqui também vale lembrar da Educação Física, que pode registrar movimentos no futebol, na corrida, ressaltando a importância das atividades físicas, a vida saudável de cada indivíduo.
Na literatura, temos o Barroco, a Arte Contemporânea, entre outras, que merecem ser fotografadas e que permitirão aos educandos melhor compreensão.
As possibilidades de se usar as fotografias são imensas, cabe a cada um de nós, educadores, orientar, e nos envolver com novas possibilidades de ensino-aprendizagem.