
domingo, 9 de novembro de 2008
PREMIAÇÃO DO CONCURSO "SEU OLHAR" 2008
segunda-feira, 1 de setembro de 2008
PRORROGADAS AS INSCRIÇÕES
terça-feira, 1 de julho de 2008
PREMIAÇÃO
- Uma máquina Digital
- Book no studio Clan Color com 12 fotos, ma álbum
- Ampliação 30 x 45 na moldura
Esses prêmios são oferecidos pela CLAN COLOR
Mas temos também, MP5, MP4 MP3, entre outros prêmios, oferecido por O BOTICÁRIO, VISOÓTICA, SÉHIRA MODAS, ANTÍDOTO...
Os Troféus são oferecidos pela empresa RIO TINTO
QUE APARTIR DO DIA 22/09/2008 vai expor algumas fotografias na CASA RIO TINTO.
E você professor que orientar o aluno que for premiado com o 1º lugar também receberá uma premiação.
PARTICIPEM!!!!!!!!!
segunda-feira, 23 de junho de 2008
INSCREVA-SE
INSCREVA-SE, INSCRIÇÕES E ENVIO DAS FOTOGRAFIAS ATÉ 30/08/2008.
QUEREMOS SABER O SEU OLHAR SOBRE A CIDADE, O PATRIMÔNIO HISTÓRICO, AS PESSOAS, SUA ESCOLA, FAMILIA, ETC.
INSCREVA-SE, NA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO PAULO DE MEDEIROS OU NA ESCOLA ESTADUAL JÚLIA GONÇALVES PASSARINHO.
Exposições
Participem!!!!!!!!!!!!
quarta-feira, 18 de junho de 2008
sexta-feira, 30 de maio de 2008
DICAS DE COMO TRABALHAR AS FOTOGRAFIAS
Fotografias, como trabalhar em sala???
O livros didáticos trazem sempre imagens para ilustrar explicações dos conteúdos, as quais são prontas, colocadas por alguém. Ao se trabalhar com fotografias, poderemos vislumbrar a visão do aluno sobre determinados conteúdos.
Abaixo citamos alguns exemplos.
Em geografia, está presente sempre o espaço, os lugares, a ação dos seres humanos sobre esses espaços (Relação homem x natureza). O meio ambiente e os impactos que estes sofrem, a cidadania, o campo a cidade (Urbano), esses e muitos mais temas podem ser trabalhados com fotografias tiradas pelos alunos.
Na ciência, podemos trabalhar o meio ambiente, ecologia, saúde, botânica (tirando fotos de flores) entre outros.
Na matemática, sugerimos o grafismo, geometria, sendo de objetos, prédios etc.
Em português, uma boa opção é a redação sobre as fotografias, os textos podem vir a ser trabalhados em todas as disciplinas sofre as imagens geradas, expondo o que cada olhar quis mostrar com elas.
Em História, além de abordar o fato de as fotografias serem um documento histórico e a importância dessas para o futuro, é importante fazer referências dessas com as fotografias antigas, a dos livros, levando-os a fazer leituras de imagens.
Em Artes, acreditamos que não devemos colocar como trabalhar essas fotografias, visto que as mesmas devem ser entendidas como uma arte. E o leque, nessa disciplina, é infinito.
Em filosofia e sociologia, todas as indagações humanas e o cotidiano social podem ser mostrados, dependendo da orientação e visão de cada indivíduo, assim há a possibilidade de respeitar a visão e o entendimento de cada um, levando, se necessário, os educandos a um norte.
A química assim como a física, estão presente em todos os momentos de nossa vida, seja na massa de um pão, ou em um carro em movimento e por que não registrar isso através das lentes fotográficas? Aqui também vale lembrar da Educação Física, que pode registrar movimentos no futebol, na corrida, ressaltando a importância das atividades físicas, a vida saudável de cada indivíduo.
Na literatura, temos o Barroco, a Arte Contemporânea, entre outras, que merecem ser fotografadas e que permitirão aos educandos melhor compreensão.
As possibilidades de se usar as fotografias são imensas, cabe a cada um de nós, educadores, orientar, e nos envolver com novas possibilidades de ensino-aprendizagem.
terça-feira, 27 de maio de 2008
REGULAMENTO Concurso "SEU OLHAR"

Seu Olhar.
2. O presente “Concurso” é válido para todos os alunos das Escolas Municipais, Estaduais e Particulares da Cidade de Corumbá e Ladário, independente do Período, desde que preencham as condições de participação estabelecidas no presente Regulamento.
3. Será cobrada uma taxa de R$ 3,00 (três reais) dos participantes no ato da inscrição por foto inscrita.
4. Este “Concurso” de fotografia tem como objetivo trabalhar temas que possam ser utilizados no processo de aprendizagem do educando. Despertando talentos artísticos bem como trabalhar inteligências múltiplas e desenvolver a sensibilidade do educando, fazendo-o perceber o mundo a sua volta.
5. Os Temas são: “Natureza”, “Grafismo”, “Retrato”, “Escola”, “Cidade”, “Família”, “Patrimônio Histórico” e “Fotos tiradas em movimento”.
6. A inscrição no presente “Concurso” dar-se-á mediante o envio de 1 (uma) obra
fotográfica, impressa no tamanho 15 x 21 cm e em formato digital, em CD ou DVD no formato JPG (o CD ou DVD tem que estar com nome do participante), em envelope lacrado, cuja imagem retratada esteja relacionada às propostas temáticas deste “Concurso”, juntamente com os documentos relacionados no item 15 deste Regulamento, para o endereço abaixo indicado:
Escola Municipal “Pedro Paulo de Medeiros” – Concurso de Fotografias
Rua: América, n° S/N
Bairro Centro – Corumbá – CEP 79330-090.
7. As obras fotográficas deverão enquadrar-se nos seguintes requisitos, para posterior avaliação:
(I) Criatividade na composição visual e adequação às temáticas propostas acima.
(II) Potencial de comunicação da temática através do uso da fotografia;
(III) Originalidade;
(IV) Qualidade técnica da obra fotográfica: (a) enquadramento, (b) iluminação, (c) contraste e (d) cor;
(V) Tamanho 15 por 21;
(VI) Boa qualidade de imagem para reprodução;
(VII) Ter sido utilizada em qualquer disciplina na escola.
8. As obras fotográficas poderão ser em coloridas, preto-e-branco ou outras. A imagem retratada deverá ser gerada em câmera convencional, digital (recomenda-se para máquina digital resolução máxima em maquina com capacidade superior a 3.2 mega pixels) ou até mesmo com celular (desde que a imagem tenha uma resolução de qualidade). As fotos poderão ser trabalhadas digitalmente, alterando seu contraste, sua cor etc., mas em nenhuma hipótese montagem.
9. Para efeitos de participação no presente “Concurso”, não serão aceitas
as inscrições de obras fotográficas cujo teor da imagem retratada seja considerado grosseiro, discriminatório ou ofensivo, que violem disposição legal ou ainda, tenham qualquer teor comercial.
10. A organização, não se responsabiliza, por CD ou DVD que venham a estar danificados, impossibilitando a leitura.
11. Os trabalhos premiados, bem como algumas das melhores fotografias selecionadas pelo júri, serão expostas ao público.
12. Os trabalhos enviados não serão devolvidos. A coordenação do concurso fica com o direito de dispor do material para exposições posteriores, não havendo lugar ao pagamento de quaisquer direitos de autor.
13. Caso a fotografia contenha imagem de pessoas, objetos de propriedade de terceiros ou obras intelectuais, o participante deverá encaminhar à organização, juntamente com a fotografia, documento firmado com o respectivo titular de direitos relativos à imagem e/ou à obra intelectual fixada e reproduzida na fotografia, contendo, no mínimo, o seguinte: (i) autorização para fixação e reprodução pelo fotógrafo da imagem e/ou da obra intelectual na fotografia; (ii) declaração de que está ciente de que a fotografia será inscrita pelo fotógrafo neste Concurso, sendo certo que a imagem e/ou obra intelectual nela fixada e reproduzida poderá ser utilizada para essa finalidade.
14. Um único participante pode vir a ser premiado mais de uma vez.
15. Os participantes deverão, sob pena de desclassificação, enviar as informações necessárias e suficientes à identificação do participante e os documentos a seguir relacionados:
(I) Dados cadastrais: Nome do Participante, Endereço Residencial, CPF/MF, RG, Registro de Nascimento, Telefone Residencial (Recomenda-se o uso de letra legível) Ficha de Inscrição (disponível na escola) devidamente preenchida e assinada;
(II) Identificação da obra fotográfica: Título da Obra, Data, Local e Autoria. Que deve estar no verso da fotografia (Recomenda-se o uso de etiqueta adesiva);
(III) Trabalho desenvolvido na sala de aula com a fotografia, fazendo referencia desta com a disciplina ou conteúdo, com no Maximo de dez (10) linhas digitada.
16. As inscrições cujos dados encontrarem-se rasurados, ilegíveis, incompletos serão desclassificadas.
17. Não serão aceitas fotografias que já tenham sido publicadas, exibidas em público ou recebido algum prêmio.
18. Cada participante poderá inscrever quantas fotografias quiser em cada tema.
19. As obras fotográficas inscritas neste “Concurso” serão previamente analisadas, selecionadas e classificadas por 1 (um) júri composto por fotógrafo profissional, por professores, técnicos de Rede Municipal de Ensino e convidados.
20. Os participantes do presente “Concurso” autorizam, desde já, a organização do mesmo o uso de suas imagens, sons de vozes e nomes, em filmes para veiculação em mídia eletrônica, Internet, fotos, cartazes, mídia impressa, ou outra forma bem como o direito de utilizar como desejar as fotografias, sem qualquer ônus a organização do Concurso, por tempo indeterminado.
21. Os casos omissos e eventuais controvérsias serão submetidos à comissão
organizadora, que tomara todas as providências.
22. Das decisões do júri não haverá recurso.
23. A premiação se dará em data, hora e local a serem divulgados. Apesar de temas diversos, serão premiadas apenas as três fotografias que mais se destacarem e cumprirem com todos os quesitos.
24. O não cumprimento de quaisquer das regras deste regulamento poderá causar, a critério dos organizadores, a desclassificação da fotografia e do participante. O ato da inscrição neste concurso implica na aceitação de todos os itens deste regulamento.
Corumbá, 20 maio de 2008.